top of page

MINICURSOS

MINICURSO
OFICINA DE TURBANTE

Fabíola Oliveira

 

A oficina de amarração de turbantes tem como função essencial identificar os aspectos culturais e políticos do uso da indumentária, bem como tratar da ressignificação de sua utilização nos espaços urbanos para fins de moda e estilo. Tem também por objetivo dialogar com toda a comunidade, abordando a imagem do negro através da moda, possibilitando entender a estética africana enquanto cultura. Sob a luz da discussão educativa, pontuamos o exercício efetivo da alteridade, uma vez que toda manifestação cultural de um povo deve ser entendida e discutida, proporcionando assim a interação de diferentes olhares.

MINICURSO
LABORATÓRIO BRASIL: panoramas e perspectivas da produção de moda brasileira contemporânea
MINICURSO
MODA NAS AULAS DE ARTES DO ENSINO BÁSICO

Renata Vellozo Gomes

 

Com a apresentação de projetos desenvolvidos nas aulas de Artes, o minicurso pretende mostrar que é possível desenvolver conexões entre a História da Arte e a Moda dentro das instituições de Ensino Básico (Educação Infantil, Fundamental e Médio). Dessa maneira, é possível enriquecer o ensino de Artes Visuais e trazer o tema da Moda de forma prática para o universo dos alunos, pois percebemos que a Moda é cada vez mais objeto de seu interesse na contemporaneidade.

Público alvo: professores do Ensino Básico e demais pessoas interessadas.

Material: bloco de papel branco, lápis, borracha, material para colorir.

MINICURSO
COMO TIRAR MOLDES DE PEÇAS DE MUSEUS: 
abordagens pouco invasivas para estudo e criação de réplicas

Desirée Bastos

 

O curto workshop propõe formas de abordar a tirada de medidas e modelagens de roupas em acervos de museus. Seja com o propósito de criar réplicas, ou de estudar formas e técnicas de construção de trajes específicos, o minicurso mostrará conhecimentos básicos sobre a construção de roupas, modelagem e medidas até a tirada de uma modelagem completa de um traje específico.

Glaucia Centeno

 

A globalização e os novos comportamentos de consumo, a profissionalização do mercado, a busca de uma identidade e a construção de um pensamento crítico - através do surgimento das escolas de moda, contribuíram para a consolidação da moda brasileira contemporânea. A criação de uma moda global com alma local colocou o Brasil em posição de destaque no mercado, estimulando a busca por um diferencial nas criações de marcas e designers nacionais. Apesar da crise, que repercutiu nos números da indústria brasileira em 2015, o setor movimenta uma quantidade expressiva de trabalhadores e representa a última Cadeia Têxtil completa  do Ocidente, sendo ainda referência mundial em moda praia, jeanswear e homewear. Idealizado como cenário favorável para a economia criativa, potencializando o consumo e a visibilidade dos criadores brasileiros, o Brasil viveu uma fase de euforia econômica. Reduziu a pobreza, aumentou o poder de compra, sediou uma Copa do Mundo e uma Olimpíada e hoje passa por uma de suas piores crises, confirmando sua vocação para a experimentação e a criatividade. A necessidade de estabelecer novas relações - mais responsáveis e menos danosas - com o meio ambiente, a apropriação da cultura local como diferencial de inovação, a economia colaborativa, o fair trade, o empreendedorismo social, as novas ferramentas de comunicação e a Indústria 4.0 fazem parte do pacote de estratégias para o fortalecimento da moda brasileira, transformando o país, mais uma vez, em um espaço para testar novas ideias e pesquisar oportunidades. Bem vindos ao Laboratório Brasil!

bottom of page